Confiras as tendências do design para a arquitetura do futuro
Em um momento que exige mais praticidade do que nunca, a estética do conforto acabou sendo impulsionada nos projetos arquitetônicos. Dentre as tendências do design estão desde a sustentabilidade até os ambientes multifuncionais. Afinal, após todo o tempo em que passamos quarentenados, as pessoas estão em busca de espaços acolhedores e menos frios.
Neste artigo, vamos falar sobre as tendências que norteiam a construção civil e o design de interiores para 2022. Inspire-se e entenda o que o Padrão Soter reserva para os próximos projetos arquitetônicos!
1. Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma tendência nos projetos de construção civil. Afinal, já que a natureza nos deu a uva para criarmos o vinho, chegou a hora de retribuirmos. Por essa razão, os empreendimentos atuais são pensados e concebidos para economizar recursos naturais.
Uma das soluções para diminuir os impactos sobre o meio ambiente é a reutilização da água. A partir de um sistema de armazenamento da água da chuva e do tratamento de águas cinzas, originadas de lavatórios, chuveiros, tanques e máquinas de lavar roupas, é possível reaproveitar a água nos vasos sanitários e nos serviços gerais do condomínio.
As torneiras e descargas econômicas também são soluções muito eficazes quando se trata de sustentabilidade. No caso das torneiras econômicas, elas vêm com restritores de vazão, também conhecidos como aeradores, podendo gerar uma redução de consumo de 50%. Já as descargas têm um sistema de acionamento duplo, ajudando a economizar até 60% da água.
Essa economia pode ser sentida por meio do mecanismo de hidrômetro individual. Com esse método de medição, cada unidade paga apenas pelo volume de água consumido. Isso permite que os moradores acompanhem e controlem de forma eficaz o seu gasto mensal.
A economia de energia também faz parte da sustentabilidade na construção civil. O aquecimento de água por meio da energia solar também é muito presente na arquitetura, além da instalação de lâmpadas de LED nas áreas comuns e do sistema de iluminação inteligente, que oferece um sistema de sensores de presença para determinados ambientes dos empreendimentos.
2. Design vertical
Com o crescimento da população, o espaço é limitado. Por isso, alguns arquitetos criativos estão olhando para o design vertical como uma solução para proporcionar mais qualidade de vida em espaços reduzidos.
Não só em termos de distribuição de espaços residenciais, a verticalização promove mais segurança e uma sensação de proteção que pode ser percebida logo na entrada dos prédios, com suas portarias que funcionam durante 24 horas e sete dias por semana.
3. Espaços conectados
Mais do que estética, os espaços conectados são ambientes que se comunicam entre si e estimulam o convívio social. Essa é uma tendência que se mantém no próximo ano nos projetos arquitetônicos, pois além de economizar espaço, proporciona o bem-estar dos moradores.
Basicamente, o conceito de ambientes integrados é definido pela capacidade de unir dois ou mais cômodos de maneira funcional. A técnica usada pela arquitetura contemporânea é ideal para garantir espaços conectados, personalizados e mais ventilação natural para o imóvel.
Além disso, os espaços conectados facilitam o convívio social, tornando os ambientes mais agradáveis para receber convidados ou para passar um tempo em família.
4. Estruturas naturais aparentes
Atualmente, os profissionais da arquitetura estão buscando soluções sofisticadas para inovar a construção civil. Ao mesmo tempo, há uma tendência que visa evidenciar o conforto dos espaços internos, expondo materiais ricos, como a madeira e o concreto, em seu estado natural.
Combinada a um projeto que promove atenção aos detalhes, essas matérias-primas oferecem um visual repleto de durabilidade, fazendo com que os ambientes transmitam a sensação de acolhimento e autenticidade.
As estruturas metálicas aparentes também são peças que fazem parte desse tipo de projeto arquitetônico, compondo a decoração em um estilo mais industrial. Ainda que sejam elementos rígidos, proporcionam um visual leve ao espaço.
5. Ambientes multifuncionais
Com o aumento do home office, a necessidade de repensar a decoração de interiores ficou mais latente. Com muitas famílias tendo que adaptar sua casa para aulas e trabalhos online, os arquitetos perceberam que elaborar ambientes multifuncionais pode ser uma solução viável para os dias de hoje.
Visando que praticidade e conforto são as principais características, especialmente após os últimos tempos de quarentena, as novas tendências para 2022 são ambientes cada vez mais versáteis, multifuncionais e acolhedores. Tudo isso, aliado à tecnologia em busca de uma qualidade de vida melhor e mais otimização de tempo.
6. Urban jungle
A integração com o meio ambiente é uma tendência muito forte nos últimos tempos. Incorporar a vegetação à elegância dos projetos arquitetônicos, considerando o solo, o clima do local e as espécies adequadas, ajuda a valorizar os empreendimentos residenciais.
Os designers contemporâneos estão em busca de maneiras inovadoras para tornar a conexão entre meio ambiente e urbanismo mais explícita. Afinal, existe uma relação entre o bem-estar e o espaço verde. Portanto, ainda que estejam em quantidades modestas, a exposição à vegetação pode beneficiar todas as pessoas.
7. Tecnologia inteligente
Uma casa inteligente tem como objetivo se conectar aos eletrodomésticos para automatizar tarefas específicas, possibilitando o controle remoto das suas funções. Você pode usar o sistema inteligente para programar o uso do ar condicionado, definir e monitorar seu sistema de segurança residencial ou controlar todos os outros aparelhos.
Além da praticidade, morar em uma smart home permite que você tenha maior controle do uso de energia. Isso porque, você pode automatizar tudo, como ajustar a temperatura do ar condicionado de acordo com o clima, ligar e desligar luzes, abrir e fechar cortinas, entre outras facilidades que otimizam o seu dia a dia.
De qualquer forma, a grande tendência é evoluir. Na construção civil, o mais importante é acompanhar as novidades para que os projetos arquitetônicos sejam cada vez melhores, garantindo mais sustentabilidade, conforto e bem-estar. Inclusive, a combinação entre tecnologia e construções inovadoras é muito atraente.